segunda-feira, 5 de março de 2012

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: UMA NOVA ESTRATÉGIA DA UE PARA O PERÍODO DE 2011-2014 – ISO 26000 (NORMA INTERNACIONAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL)

Sob os auspícios de uma disciplina "Reputação e Responsabilidade Social", ministrada no 3º ano, 2º e ÚLTIMO semestre da Licenciatura em Assessoria de Direcção e Administração - ADA, Instituto Superior de Novas Profissões, tentou-se fazer alguma pesquisa inicial, começando, naturalmente, pela norma Europeia.
Assim, apresenta-se um pequeno resumo sobre a Norma Portuguesa ISO26000 - Norma Internacional da Responsabilidade Social, uma estratégia europeia renovada para a Responsabilidade Social Empresarial 2011-2014, publicada pela ISO no dia 1 de Novembro de 2010 em Genebra.
A publicação da versão portuguesa reveste-se de particular importância para todo o universo empresarial português, dado que a questão da Responsabilidade Social e da sua implementação pelas empresas no espaço Europeu, está no centro do pensamento económico e social da União Europeia.
A este propósito, a Comissão Europeia emitiu no passado dia 25 de Outubro uma comunicação sobre a sua estratégia em matéria de Responsabilidade Social das Empresas, que abrangerá os anos de 2011 até 2014.
O objectivo desta comunicação é apoiar as empresas e o espírito empresarial dentro do espaço europeu, sobretudo ao nível da implementação de medidas de Responsabilidade Social com vista a um crescimento económico mais sustentável.
Na sua comunicação, a Comissão propõe a definição mais recente de Responsabilidade Social das Empresas como sendo “a responsabilidade das empresas pelos seus impactes na sociedade”. Esta definição encontra-se completamente alinhada com a ISO 26000.
Para a Comissão, uma responsabilização das empresas origina um crescimento económico sustentável. É por esta razão que a Comissão Europeia avança com um conjunto de medidas de apoio às empresas responsáveis.
O conjunto de medidas e propostas é complementada por uma estratégia ambiciosa, de modo a que a responsabilidade social das empresas possa gerar um nível mais elevado de confiança geral e de confiança dos consumidores e aumentar a contribuição das empresas para o bem-estar da sociedade. As iniciativas propostas reforçam os esforços da Comissão para se envolver com o sector privado nas questões sociais e ambientais, especialmente pertinentes em tempos de condicionalismos orçamentais para o sector público.
Do pacote de medidas propostas salientam-se três grandes vectores de actuação:
· O incentivo às empresas responsáveis;
· Facilitar o espírito empresarial responsável;
· Reduzir a burocracia para as PME;
O pacote de propostas para as empresas mais responsáveis segue-se ao acto do mercado único, no qual foram estabelecidas doze alavancas para relançar o mercado único em 2012. Este relançamento pretende estimular um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, tendo sido identificadas duas acções-chave: a criação e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas através da introdução de regulamentação facilitadora e da redução de entraves burocráticos, bem como a criação de um ecossistema propício ao desenvolvimento do espírito empresarial responsável.
Observações:
Consulte a COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES. Responsabilidade social das empresas: uma nova estratégia da UE para o período de 2011-2014
http://www.iso.org/iso/iso_catalogue/management_standards/social_responsibility.htm
Consulte a INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - ISO 26000 Social Responsibility
URL: http://www.iso.org/iso/iso_catalogue/management_standards/social_responsibility.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário