domingo, 4 de março de 2012

O JARDIM DE SANTA CLARA - AMEIXOEIRA - LISBOA

Finalmente e após muitos anos de espera, estão a restaurar o Jardim de Sta. Clara, situado na Estrada da Ameixoeira, 1750-017 Lisboa.
Este jardim ocupa uma área de cerca de 1,8 há. Entre 1974-1977 esta quinta foi doada à Câmara Municipal de Lisboa, depois recuperada e classificada como Jardim Público. Posteriormente procedeu a reformas várias, tentando seguir a sua traça original: ao estilo barroco. A outra parte do jardim (a Quinta de Santa Clara) pertence actualmente ao Instituto Superior de Gestão e Instituto Superior de Novas Profissões. Possui muito interesse, quer sob o ponto de vista artístico, quer cultural.
A parte do jardim público, que se encontrava em mau estado, foi finalmente fechada, em Fevereiro de 2012, para restauro. Ao longo dos anos houve sempre um esforço grande em manter o espaço regado, com bancos (que estão sempre a ser arranjados devido à constante destruição), mantendo-se mais ou menos aceitável. Os carreiros é que se encontravam em mísero estado de conservação, muito perigosos para quem por lá passeava, fazia ginástica, etc .

Um outro factor preocupante é a quantidade de dejectos que são deixados no chão, pelos donos dos cães. Estes são demasiados, numa urbanização pequena.
O lago foi há uns anos arranjado e posto a funcionar, com repuchos e cheio de água. Não aguentou muito tempo assim, porque a invasão de população do tipo que existe para destruir tudo por onde passa, conseguiu fazer com que a câmara tivesse que secar o lago.
Tem sofrido constantes vandalizações.
Acreditamos que as obras, que vão durar 7 meses, irão permitir deixar aquele belíssimo espaço muito bonito para se passear.
No entanto, é por demais sabido que, se não houver vigilância, tudo será destruído a seu tempo.
E esse é o mal deste País à beira-mar plantado. Gastam-se rios de dinheiro a arranjar os espaços, ficam deveras muito bonitos, mas a falta de vigilância permite que tudo vá sendo destruído com o andar dos tempos. É pena, pois trata-se do nosso dinheiro que é aplicado em coisas bem estruturadas, mas tudo acaba por cair, vandalizado.
E é exactamente ao conceito de responsabilidade social, responsabilização social, onde se pretende chegar. A maturidade dum povo, a educação cívica, aprende-se através de fiscalização, coimas, vigilância, ensinamento cívico. Para quando?
A freguesia da Ameixoeira tem outros pontos de interesse. Consulte-os através do link http://www.jf-ameixoeira.pt/portal/v1.0/mod_texto.asp?pag=Int

2 comentários:

  1. Bom post este sobre Ameixoeira...
    eu a pensar que na ameixoeira era só a casa da paula e o INP :D
    afinal há jardins e tudo.
    Pena é estar nestas condições. a iniciativa da câmara Municipal de Lisboa é boa, mas devia já ter sido há mais tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrézito
      Mas sabes qual o pior problema? É que são gastas quantias fabulosos nestes arranjos, mas dps não há manutenção nem vigilância. De madrugada e até de dia passam por lá uns "seres" que conseguem em segundos rebentar com tudo. Assim não chegamos a lado nenhum!

      Eliminar