Este ano celebra-se o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, que tem por objectivo sensibilizar os cidadãos europeus para o desafio que representa o envelhecimento acelerado da população, promover um ambiente favorável ao envelhecimento e encontrar novas soluções que permitam transformar o envelhecimento numa oportunidade, intervindo em áreas tão diversas como o emprego, os cuidados de saúde, os serviços sociais, a educação de adultos, o voluntariado, a habitação, a informática e os transportes.
Na Página Web da União Europeia (em Português) dedicada ao tema, pode-se acompanhar as iniciativas dos estados-membros, conhecer as parcerias existentes, e participar fazendo sugestões e/ou apresentando trabalhos/projectos.
Há muito para viver depois dos 60, e a sociedade está a valorizar cada vez mais a contribuição das pessoas idosas. É isso que significa envelhecimento activo: tirar mais e não menos partido da vida à medida que se envelhece, tanto no trabalho como em casa ou na comunidade.
2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Uma oportunidade para todos de reflectir sobre o facto de os europeus viverem agora mais tempo e com mais saúde do que nunca e aproveitar as oportunidades que se oferecem.
O envelhecimento activo pode dar à geração do baby-boom e aos idosos do futuro a oportunidade de:
· permanecerem no mercado do trabalho e partilharem a sua experiência,
· continuarem a desempenhar um papel activo na sociedade,
· viverem uma vida o mais saudável e gratificante possível.
É também essencial para manter a solidariedade intergeracional em sociedades em que o número de pessoas idosas aumenta rapidamente.
O desafio para os políticos e todos os que se interessam por estas questões será melhorar as oportunidades do envelhecimento activo em geral e de levar uma vida autónoma, intervindo em áreas tão diversas como o emprego, os cuidados de saúde, os serviços sociais, a educação de adultos, o voluntariado, a habitação, a informática e os transportes.
O Ano Europeu pretende sensibilizar para estas questões e para a melhor forma de as abordar, mas acima de tudo procura incentivar os responsáveis a estabelecerem objectivos e a tomar medidas para os alcançar. O ano de 2012 deverá ir além do debate e começar a produzir resultados palpáveis.
Calendário de actividades: http://www.igfse.pt/upload/docs/2012/Calend%C3%A1rioAtividade.pdf

Sem comentários:
Enviar um comentário